Homenews - homenews.com.br
Informática
Quarta - 28 de Julho de 2004 às 09:19

    Imprimir


_________________________________________________________________________________





O aparecimento de novas versões do vírus MyDoom nos próximos dias é quase certo, de acordo com o especialista Jack Clark, da fabricante de programas anti-vírus McAfee.

Na [ultima segunda-feira, a variante MyDoom.O causou problemas no Google e em outros sites de busca nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha e na França ao fazer a internet como um todo ficar mais lenta.

"O vírus introduziu uma nova técnica na propagação por e-mail, neste caso utilizando sites de busca", afirma Clark.

"Você teve potencialmente dezenas de milhares de computadores, cada um gerando dezenas de milhares de pedidos de busca para o Google", acrescenta o especialista. "Isso foi suficiente para derrubar o Google."

Evolução do vírus

A última versão do vírus, o MyDoom.O, se espalhou pela internet como um anexo de e-mail.

A mensagem que acompanhava o anexo simulava o texto da equipe de suporte técnico de um provedor de internet, ou de uma empresa, que dizia que seus computadores haviam sido utilizados por hackers para enviar spam.

A companhia MessageLabs, que filtra e-mails com vírus, identificou 23 mil cópias do MyDoom.O nas primeiras cinco horas depois do surgimento da nova versão do vírus, que já havia infectado milhares de computadores em fevereiro.

A nova variante não só usou endereços de e-mail armazenados nas máquinas infectadas para se espalhar como também utilizou sites de busca para encontrar outros e-mails válidos em fóruns e outras páginas do tipo na internet e, assim, infectar mais computadores.

'Efeito Warhol'

O Google, assim como o Lycos, o AltaVista e o Yahoo, foi bombardeado com pedidos de busca até não ser mais capaz de atender a todas solicitações.

Em um comunicado, o Google confirmou que foi prejudicado pelo aparecimento do MyDoom.O, mas disse que apenas um pequeno número de usuários e redes foram afetados e que o site de busca não "atingido significativamente".

De acordo com Jack Clark, depois dos estragos que causou na segunda-feira, a mais recente versão do vírus MyDoom começou a perder força e permitiu que o Google e os outros sites de busca atingidos voltassem a funcionar normalmente.

O especialista atribuiu o enfraquecimento da nova variante ao que descreveu como "efeito Warhol" – uma referência ao artista Andy Warhol, que dizia que um dia todos teriam direito a 15 minutos de fama.

"Um vírus é famoso por 15 minutos, ou, neste caso, por 15 horas, e então há uma grande queda no dia seguinte, quando as pessoas atualizam seus programas anti-vírus", diz Clark.





BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2377/visualizar/