Homenews - homenews.com.br
Ciência
Segunda - 02 de Agosto de 2004 às 10:46

    Imprimir


___________________________________________________________________




Os homens que lançam mão da hipnose para ajudá-los a parar de fumar têm mais chance de êxito do que as mulheres que usam o mesmo tratamento, revelam estudos nos Estados Unidos.

Pesquisas feitas com mais de 5,6 mil pessoas revelaram que cerca de 30% dos homens hipnotizados pararam de fumar, enquanto apenas 23% das mulheres tiveram o mesmo resultado.

Cientistas da Universidade Estadual de Ohio disseram que isso pode porque as mulheres têm maior dificuldade em abandonar o hábito.

Os pesquisadores apresentaram suas conclusões em reunião da Associação Americana de Psicologia.

Nenhum dos 18 estudos examinados por Joseph Green, professor assistente de Psicologia da universidade, e seus colegas verificou porque a hipnose pode funcionar melhor para homens do que para mulheres, mas ele considerou os resultados indiscutíveis.

"Quando se tem uma margem de 7% para os homens, isso é importante, especialmente quando a porcentagem de sucesso depois de um ano está em torno de 20-30%", afirmou Green. "Desconfio que as diferenças nos gêneros não são limitadas à hipnose, mas estão ligadas à dificuldade, de maneira geral, que as mulheres têm de abandonar o vício."

Peter Whorwell, do Hospital Wythenshawe, na cidade de Manchester, na Inglaterra, trata pacientes com síndrome de intestino irritável com hipnoterapia.

Ele disse que há diferenças de reação ligadas a gênero. Segundo Whorwell, no caso da síndrome, o resultado é oposto: as mulheres respondem melhor ao tratamento do que os homens.

"É muito complicado. Gênero é diferente de sexo. Sexo tem base puramente em hormônios, e isso pode ser importante. Gênero leva em conta o componente emocional do sexo, e como isso pode afetar a habilidade das pessoas de melhorar - neste caso, de parar de fumar", disse Whorwell.

O especialista diz que os resultados não têm nada a ver com a susceptibilidade de cada gênero à hipnose.

Mas Whorwell disse que pode ser que as pessoas que buscam a hipnoterapia como método para parar de fumar estão fadadas ao fracasso porque elas não queiram, realmente, abandonar o vício.

"Você tem que desejar abandonar o fumo. Hipnoterapia depende muito do indivíduo para funcionar", disse ele.





BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2389/visualizar/