Homenews - homenews.com.br
Ciência
Terça - 31 de Agosto de 2004 às 10:23

    Imprimir




__________________________________________________________________



Engenheiros australianos criaram um gerador de eletricidade alimentado por bananas em decomposição, e esperam construir uma usina inteira que opere com frutas.

No momento, boa parte da colheita anual de bananas da Austrália é jogada fora porque as frutas são muito pequenas ou estão danificadas.

Mas, ao invés de simplesmente deixar as bananas apodrecer, os pesquisadores gostariam de explorá-las comercialmente.

Se so planos derem certo, pode ser construída uma usina de geração de energia capaz de abastecer 500 casas.

Montanha

Bill Clarke, da Universidade de Queensland, disse que a idéia lhe ocorreu quando ele foi procurado pelo Conselho de Produtores de Banana da Austrália, que buscava formas de utilizar uma montanha de frutas desperdiçadas.

Cerca da terça parte da produção de de Queensland - que consiste em mais de 20 mil toneladas por ano - nunca chega às prateleiras de supermercados e às quitandas.

Normalmente elas são simplesmente deixadas no solo para apodrecer, mas Clarke diz que, além do desperdício de material que poderia ser bem utilizado, isso danifica o solo.

Clarke teve sucesso ao usar as bananas para gerar eletricidade em laboratório, e está analisando se uma usina do tipo é comercialmente viável.

O engenheiro deixa as bananas entrarem em decomposição em barris lacrados e utiliza o metano resultante do apodrecimento das frutas para movimentar uma turbina.

Até fevereiro, o pesquisador pretende ter uma idéia clara sobre o aproveitamento da fruta para a geração de energia em maior escala.

Mas isso ainda é um desafio para Clarke. Segundo ele, "são necessários 60 quilos de bananas para fazer funcionar um eletrodoméstico como um aquecedor durante 30 horas".





BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2473/visualizar/