Homenews - homenews.com.br
Ciência
Quarta - 08 de Setembro de 2004 às 10:39

    Imprimir


_________________________________________________________________




Uma equipe científica internacional que estuda o Oceano Ártico afirmou que a região tinha um clima subtropical há 55 milhões de anos. Os cientistas acreditam que a descoberta pode ajudar a entender melhor o passado do gelo ártico.

A Arctic Coring Expedition (Acex) estudou sedimentos localizados há quase 400 metros abaixo do nível do mar. Os cientistas de oito países recuperaram amostras da cadeia subterrânea Lomonosov, que vão da Sibéria à Groenlândia. Ela desce a 800 metros de profundidade e é coberta por uma camada de 450 metros de sedimentos.

Algas fossilizadas mostram que a temperatura do mar seria de 20ºC na época, contrastando com a média atual de -1,5ºC.

História


Além de subtropical, o Oceano Ártico era bem mais raso. A evidência disso foi a descoberta de fósseis encontrados no fundo do mar. No passado, eles foram plantas marinhas e animais. Eles datam do breve período chamado Paleoceno-Eoceno Termal Máximo, que ocorreu há cerca de 55 milhões de anos.

O período foi caracterizado por um clima extremamente quente que causou um "efeito estufa natural". Por causa disso, grandes quantidades de carbono eram presentes tanto na terra quanto no ar.

Estima-se que os níveis de carbono na atmosfera estariam entre dois e três milhões de partes por milhão (ppm). Hoje a proporção é de 380 ppm.

O tipo de alga encontrada em Lomonosov sobrevive apenas em condições subtropicais. "Poucas espécies sobreviveram ao termal máximo. As condições causaram uma extinção em massa de espécies", diz Michael Kaminski, da University College of London.

Existem evidências também de que o Oceano Ártico foi um lago de água doce no passado, provavelmente quando as Montanhas Lomonosov faziam parte do que hoje é a Sibéria.

As pesquisas ajudaram a mapear em detalhe os últimos 250 mil anos da história do Ártico.




BBC




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2492/visualizar/