Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 23 de Setembro de 2004 às 10:16

    Imprimir


______________________________________________________________




Carros voadores devem começar a chegar ao mercado em 25 anos, de acordo com previsões de pesquisadores de empresas como a Boeing e da agência espacial norte-americana, a Nasa.

A Nasa está trabalhando em veículos voadores, com o objetivo inicial de transformar pequenos aviões de viagens e desafogar o tráfego áreo regional nos Estados Unidos.

Em cinco anos, pesquisadores da Nasa esperam ter desenvolvido a tecnologia necessária para a construção de veículos voadores tão fáceis de dirigir como um carro.

O objetivo da Nasa é manter o custo do veículo em torno dos US$ 100 mil (R$ 300 mil), preço de um BMW série 5 no Brasil.

Obstáculos

O projeto, porém, ainda enfrenta obstáculos tecnológicos consideráveis.

"Quando se tenta superá-los, você tem o pior dos dois mundos: um veículo pesado, lento e caro, que é difícil de usar", disse Mark Moore, chefe da divisão de veículo aéreo pessoal (PAV, na siga em inglês) do Centro de Pesquisas Langley, da Nasa, em Hampton, nos Estados Unidos.

A Boeing também trabalha em projetos semelhantes e, além dos desafios de engenharia, a empresa tenta prever formas de evitar problemas de trânsito, quando milhares de carros estiverem voando ao mesmo tempo.

"O mais fascinante é pensar em como será a aparência do veículo", disse %@!#%& Paul, vice-presidente da Phantom Works, o braço de pesquisa e desenvolvimento da Boeing.

"Mas estamos tentando analisar todas as conseqüências de uma frota como essa", afirmou.

Entre as alternativas em estudo, está a inclusão de sistemas de inteligência artificial para evitar colisões e ajudar na condução do veículo.



BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2535/visualizar/