Homenews - homenews.com.br
Ciência
Quarta - 06 de Outubro de 2004 às 09:46

    Imprimir



______________________________________________________________



O Prêmio Nobel de Química foi vencido por dois cientistas israelenses e um norte-americano.
Os dois especialistas israelenses Aaron Ciechanover e Avram Hershko e o norte-americano Irwin Rose obtiveram o prêmio pelo seu trabalho na descoberta de um dos mais importantes processos cíclicos das células.

O processo é conhecido como degradação protéica.

De acordo com a Academia Sueca de Ciências, o prêmio foi entregue devido à descoberta do processo que ajuda a compreender o funcionamento do processo imunológico humano.

O processo de degradação protéica que eles descobiram entre o fim da década de 70 e começo dos anos 80 rege processos como divisão celular, correção de DNA e uma importante parte do sistema imunológico.

Oportunidade

Segundo a academia sueca, "quando o processo de degradação não funciona de forma apropriada, nós adoecemos, enfrentando males como câncer cevical e fibrose cística".

De acordo com o texto da academia, os estudos dos três cientistas "ofereceu uma oportunidade para que sejam criados medicamentos para enfrentar essas e outras doenças".

Ciechanover e Hershko, que são do Instituto de Tecnologia de Haifa, e Rose, da Universidade da Califórnia em Irvine, irão dividir o prêmio cujo valor é de US$ 1,3 milhões.

BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2554/visualizar/