Homenews - homenews.com.br
Arqueologia
Quinta - 04 de Novembro de 2004 às 12:26

    Imprimir


________________________________________________________________




HomeNews

Um pesquisador e cartógrafo inglês defendeu hoje sua hipótese da localização de Atlântida. Segundo Jim Allen, a "cidade perdida" - mencionada pela primeira vez pelo filósofo grego Platão (428-348 AC), ficava na atual região de Pampa Aullagas, no Altiplano, oeste da Bolívia.

"É evidente que o continente sul-americano é a Atlântida, porque no centro do continente, perto do mar e na costa mais extensa havia uma planície, cercada de montanhas com rios, mastodontes e metais como ouro, prata, estanho, cobre, como aquele lugar", disse Allen.

A teoria do pesquisador se opõe a outras que dizem que a Atlântida ficava em uma região perdida no Oceano Atlântico.

Allen, que estuda a cidade de Oruro (Bolívia) patrocinado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), anunciou que voltará ao local para investigar novos terrenos, fontes de água e algumas pedras que foram encontradas na região, "reutilizadas por culturas mais recentes".

O pesquisador, que deve chegar à região na sexta-feira (05/11) em busca de vestígios relacionados com os canais citados nas descrições de Platão e identificados em fotografias aéreas que disse possuir, afirmou que nenhuma teoria sobre a localização da Atlântida "mantém tanta correspondência" como a dos Pampa Aullagas, 400 km ao sul de La Paz.

"Afirmou-se que a Atlântida desapareceu em apenas um dia e uma noite com chuvas e terremotos, o próprio ocorre em Pampa Aullagas, que toda a vida sofreu estas intempéries ", destacou.

O cartógrafo, que fez sua primeira visita ao local em 1995, afirmou que os "atlantes" poderiam ter relação antropológica com os indígenas "urus", uma raça milenar que habitava a região do lago Uru Uru.





Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2628/visualizar/