Homenews - homenews.com.br
Saúde
Terça - 07 de Dezembro de 2004 às 11:16

    Imprimir


________________________________________________________________


Um antibiótico usado para a lepra e a tuberculose pode ajudar no tratamento do Mal de Parkinson, segundo um estudo.

Em testes de laboratório, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, descobriram que o antibiótico rifampicina pode prevenir a formação de fibrilas de proteínas associadas com a morte das células nervosas.

Os cientistas também descobriram que o remédio dissolve as fibrilas existentes.

A pesquisa foi publicada na revista especializada Chemistry and Biology.

Resultados

Os cientistas estudaram os efeitos do antibiótico rifampicina em experimentos de laboratório e ainda estão observando os resultados em culturas de células e ratos para ver se o mesmo acontece em células vivas.

"Ainda é necessário mais trabalho para determinar se o antibiótico funcionaria no tratamento do Parkinson, mas se funcionar provavelmente será útil para prevenir a doença, antes que esta cause danos neurológicos generalizados", diz o pesquisador Anthony Fink.

"A dissolução das fibrilas existentes talvez seja o mais interessante achado desse estudo. Se funcionar em pessoas, realmente teremos chances de impedir o avanço da doença depois de ela ser diagnosticada."

Quando a pessoa sofre do Mal de Parkinson, as células do cérebro que contêm o neurotransmissor dopanima vão morrendo aos poucos.

A Parkinson's Disease Society disse que a pesquisa é "muito interessante".

"A descoberta parece estar apenas no começo, mas parece muito positiva", afirma o porta-voz da associação Robert Meadowcroft. "No entanto, é importante lembrar que mais testes de laboratório são necessários para determinar qual o real potencial do antibiótico na prevenção da doença."

"Se tudo der certo até a conclusão dos testes, incluindo testes com animais, então será possível fazer testes com pessoas no futuro."





BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2698/visualizar/