Homenews - homenews.com.br
Saúde
Quinta - 09 de Dezembro de 2004 às 11:21

    Imprimir


________________________________________________________________________




Cientistas nos Estados Unidos advertiram que utilizar computador laptop no colo pode afetar a fertilidade do homem.

Segundo um estudo publicado no jornal Human Reproduction, o uso do computador sobre as coxas leva a um aumento da temperatura no escroto - algo que, sabe-se, leva a uma redução na produção de espermatozóides.

Yefim Sheynkin, que liderou a pesquisa feita pela Universidade Estadual de Nova York, disse: "A temperatura interna de laptops em operação pode chegar a mais de 70 graus centígrados".

"Com freqüência eles são colocados perto do escroto e, assim como são capazes de produzir calor diretamente no local, eles fazem com que o usuário se sente com as pernas juntas para equilibrar a máquina, o que deixa o escroto posicionado entre as coxas."

Os pesquisadores pediram que 29 voluntários saudáveis com idades entre 21 e 35 anos participassem de uma experiência.

Foram registradas as mudanças de temperatura no escroto causadas pelo uso do laptop com voluntários que se sentaram de maneira diferente durante períodos de uma hora.

O simples ato de sentar com as pernas juntas - postura necessária para apoiar o laptop no colo - fez com que a temperatura no escroto aumentasse até 2,1 graus centígrados.

Estudos anteriores mostraram que um aumento de mais de um grau centígrado no escroto pode fazer com que a produção de espermatozóides diminua em até 40%.

Os laptops são hoje mais populares do que os PCs e há previsões de que até 2005 cerca de 150 milhões de aparelhos estejam em uso em todo o mundo.

Com a tendência de redução da contagem de espermatozóides e a popularização do laptop, os autores do estudo acreditam que são necessários mais estudos para verificar se a utilização desse tipo de computador no longo-prazo pode causar danos irreversíveis à fertilidade masculina.



BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2706/visualizar/