Homenews - homenews.com.br
Ciência
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 13:15

    Imprimir


__________________________________________________________________



Cirurgiões tailandeses vão fazer a primeira operação de mudança de sexo ao vivo no mundo nesta sexta-feira (10/12) numa tentativa de incentivar a crescente indústria de cirurgias desse tipo no país.

Médicos do Instituto Estético Preecha e do hospital BNH de Bangcoc farão a operação em um homem de 35 anos de idade com a observação de 35 dos maiores cirurgiões sobre o assunto do mundo.

"Queremos mostrar ao mundo que nossos padrões de tratamento são comparáveis ao nível internacional", disse o cirurgião da equipe de cirurgiões Preecha Tiewtranon. "É por isso que convidamos cirurgiões da Europa conhecidos no mundo", acrescentou.

Os médicos deverão mostrar técnicas pioneiras na cirurgia de mudança de sexo durante a operação de três horas, com os médicos estrangeiros assistindo por monitores de vídeo. Este tipo de cirurgia já representa uma indústria multimilionária na Tailândia, que compete com hospitais de lugares como Cingapura pelos milhares de pacientes estrangeiros.

Preecha Tiewtranon, considerado o avô do negócio das cirurgias estéticas na Tailândia, disse que faz entre três e cinco operações deste tipo por semana. Depois de mais de 25 anos no ramo, ele afirma que a demanda pelos serviços está crescendo. "A Tailândia é o destino mais popular para cirurgia cosmética porque, um, é barato e, dois, nossos hospitais são melhores do que a maioria dos hospitais de fora", disse.

Preecha disse que entrou para o setor de cirurgia de mudança de sexo nos anos 70, depois de testemunhar resultados catastróficos de operações mal feitas. A maioria dos pacientes vem dos Estados Unidos, onde os altos preços de seguros e a ameaça de processos contribuíram para o disparo dos custos médicos.




Reuters




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2712/visualizar/