Homenews - homenews.com.br
Saúde
Segunda - 24 de Janeiro de 2005 às 11:37

    Imprimir


________________________________________________________________


HomeNews

Pesquisadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, identificaram e conseguiram neutralizar o gene que controla uma proteína que tem papel fundamental na formação de tumores.

A proteína foi batizada de Pokemon - em referência às criaturas do filme de animação japonês -, por causa da família de proteínas à qual pertence, a POK, e por estar relacionada ao fator Mielóide Eritróide (EM), ou seja: POK+EM= POKEM.

Experimentos com ratos mostraram que células afetadas por oncogenes, os responsáveis pelo desenvolvimento de tumores, não ficaram doentes nem se multiplicaram descontroladamente nos casos em que o gene produtor da proteína foi desativado.

"Demonstramos que, uma vez neutralizado e bloqueado o gene, o processo tumoral se detém completamente. E, se a proteína é eliminada da célula, impede que funcionem os oncogenes", disse o chefe da equipe que identificou a proteína, o italiano Pier Paolo Pandolfi.

Já nas células com oncogenes em que o gene da Pokemon foi mantido, a proteína aparece em quantidades elevadas e impulsiona a transformação celular. A proteína ataca outro gene, o ARF (Alternate Reading Frame), que protege o organismo contra tumores.

A proteína Pokemon aparece em grande quantidade em muitas formas de tumor. Segundo Pandolfi, já começaram os trabalhos para a produção de um medicamento que combata a proteína.




Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2738/visualizar/