Homenews - homenews.com.br
Saúde
Terça - 01 de Fevereiro de 2005 às 13:50

    Imprimir


________________________________________________________________



Um estudo realizado por uma universidade japonesa diz que o estresse de voltar ao trabalho na segunda-feira, depois de relaxar no fim de semana, pode provocar um aumento perigoso da pressão arterial das pessoas.

A equipe da Universidade Médica das Mulheres de Tóquio chegou à conclusão depois de analisar o caso de 175 homens e mulheres que usaram equipamentos para medir e registrar a pressão durante uma semana.

De acordo com a pesquisa, justamente às segundas a pressão arterial dessas pessoas ficou mais alta do que em qualquer outro dia da semana.

Isso explicaria porque existe uma maior incidência de mortes por derrames e ataques cardíacos na segunda-feira de manhã.

Transição "estressante"

Nesse dia da semana, são registrados em média 20% mais infartes do que nos outros dias.

Os resultados do estudo, divulgados na publicação médica American Journal of Hypertension, mostram que o aumento da pressão na segunda-feira de manhã, quando a maioria das pessoas se prepara para voltar ao trabalho, não foi registrado no grupo de pessoas que permaneceu dormindo nesse período.

Isso seria uma indicação de que o aumento da pressão tem a ver com o trabalho.

"A maioria das pessoas se liberta dos fardos mentais e físicos do trabalho no domingo e vive uma transição estressante do lazer do fim de semana para as atividades de trabalho às segundas-feiras", disse Shuogo Morakami, que liderou o estudo.

Por sua vez, o professor Keith Fox, da unidade de pesquisa cardiovascular do hospital Edinburgh Royal Infirmary, de Edimburgo, disse à BBC que o aumento da pressão nas manhãs de segunda-feira é provavelmente parte do bioritmo normal das pessoas e não deve provocar complicações para pessoas saudáveis.

Mas ele alertou que "se alguém já sofre de males cardiovasculares, então esse aumento pode ser o que falta para desencadear um ataque cardíaco".



BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2757/visualizar/