Homenews - homenews.com.br
Saúde
Quarta - 02 de Fevereiro de 2005 às 11:10

    Imprimir


________________________________________________________________


Uma dieta eficiente e sem muitos sofrimentos para o paciente. Com base nessas características, pesquisadoras do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram desenvolver um método para controlar os níveis de colesterol e de gordura no sangue.

O sistema é baseado em uma pontuação. Todos os alimentos foram classificados de acordo com a quantidade de colesterol e de gordura saturada que possuem.

Pontuação

E, segundo o estudo desenvolvido pelas pesquisadoras Edeli de Abreu e Márcia Nacif, sob orientação da professora Elizabeth Torres, quanto maior a concentração gordurosa dos alimentos, maior o número de pontos.

“A idéia é que o paciente possa comer o que sente vontade, incluindo qualquer tipo de alimento, porém, sem extrapolar a pontuação”, disse Márcia Nacif.

“E para que o limite não seja excedido, a dieta também tem algumas orientações para que o indivíduo possa se alimentar de maneira correta e de forma balanceada”, acrescenta.

Fórmula testada

Para comprovar a eficácia do método, que segue as recomendações da Associação Americana do Coração (AHA), a fórmula foi testada em 62 pessoas, divididas em dois grupos.

De acordo com Márcia, os resultados do tratamento foram bem satisfatórios. O grupo que seguiu o sistema dos pontos perdeu peso com mais facilidade do que as pessoas que seguiram a dieta tradicional.

“O grupo que controlou os pontos teve uma perda de peso de aproximadamente 4 quilos em três meses e uma redução de colesterol de 18%”, disse Márcia.

Sem proibições

Além dos resultados positivos, as pesquisadoras acreditam que uma das grandes vantagens do sistema testado por elas é a falta de proibição para o consumo de determinados alimentos. Dessa maneira, é mais fácil para as pessoas continuar o tratamento.

Márcia ressalta que o sistema é recomendado para pacientes que não precisam tomar medicamentos.

Com remédios

Segundo ela, o próximo passo da pesquisa será testar os efeitos do sistema de pontos no tratamento de indivíduos que tomam remédios para controlar o colesterol e os níveis de gordura no sangue.

A metodologia desenvolvida pela USP resultou no livro Sistema de Pontos para controle de colesterol e gordura no sangue, publicado pela Editora Metha.

Além de dicas sobre o que é uma alimentação saúdável, a obra traz a lista de pontos, por ordem alfabética, dos alimentos.



Agência Fapesp




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2764/visualizar/