Homenews - homenews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Fevereiro de 2005 às 09:47

    Imprimir


________________________________________________________________


Apenas 45 minutos de música relaxante antes de dormir podem ser o suficiente para garantir uma boa noite de sono, segundo pesquisadores de Taiwan.

Os especialistas avaliaram os padrões de sono de 60 pacientes, todos com problemas para dormir.

Eles disseram ao Journal of Advanced Nursing que a técnica é fácil de aprender e não tem os efeitos colaterais de outros tratamentos.

Ouvir música provoca mudanças físicas que ajudam o sono repousante, incluindo ritmo mais baixo de respiração e do coração, segundo os pesquisadores.

Melhora

Os participantes da pesquisa podiam escolher entre ouvir música ou nada antes de dormir.

Os que optaram pela música podiam escolher entre cinco tipos diferentes de música suave, lenta, como jazz, músicas folclóricas ou de orquestra.

As pessoas do grupo que ouvia música comunicaram uma melhora de 35% no seu sono, incluindo uma noite de sono mais longa e melhor e menos disfunções durante o dia.

"O grupo que escolheu música comunicou uma melhora de 26% na primeira semana e esse resultado continuou a subir, na medida em que eles aprenderam a técnica de relaxar com a música sedativa", disse o professor Hui-Ling Lai, do Hospital Budista Tzu-Chi e da Universidade de Taiwan.

Segundo o professor Jim Horne, do Centro de Pesquisa do Sono da Universidade de Loughborough, "se alguém está um pouco agitado antes de ir para a cama, qualquer coisa que pode ajudar a acalmar e relaxar é bom".

"Alguns dizem que fazer com que as pessoas mais velhas durmam menos à tarde e tenham muita exposição à luz do dia pode ajudá-las a ter uma noite de sono melhor", disse Horne.


BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2766/visualizar/