Homenews - homenews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 11:50

    Imprimir


________________________________________________________________


Um spray de cabelo com testosterona que ajuda a aumentar a libido da mulher apresentou bons resultados em uma triagem.

O produto, produzido pela empresa australiana Acrux, foi inicialmente desenvolvido para mulheres que estão no período pós-menopausa.

Mas o spray acabou funcionando também para mulheres jovens com baixa libido.

A companhia planeja fazer triagens em maior escala e anunciou que não pretende comercializar o produto nos próximos anos.

Cabelo

O spray foi testado por mais de quatro meses, com três doses, em 261 mulheres com baixos níveis de testosterona.

Os pesquisadores observaram um aumento considerável no número de "experiências prazerosas" no final do quarto mês entre as mulheres que estavam usando a segunda dose mais forte do spray.

O único efeito colateral foi um pequeno aumento de cabelos no corpo em algumas participantes.

Isso levou duas mulheres que usavam a dose mais forte do produto a abandonarem o experimento.

Além de testosterona, o spray tem uma substância que faz com que o hormônio seja absorvido pela pele em 24 horas.

Adesivo

Susan Davis, professora da Universidade de Monash, na Austrália, que está à frente do experimento, disse que estudos anteriores tinham focado em mulheres na pós-menopausa que têm baixo níveis de testoterona.

"Se mais estudos reconfirmarem os benefícios que vimos, o spray poderia fazer uma enorme diferença na qualidade de vida de muitas mulheres."

No ano passado, autoridades norte-americanas se recusaram a aprovar um adesivo de testosterona, desenvolvido pela Procter & Gamble, para o tratamento de mulheres no período pós-menopausa com baixo desejo sexual.

Um painel da FDA (agência que regula o uso de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos) disse que eram necessários mais dados sobre a segurança do produto no longo prazo.

Panacéia

Para Geoff Hackett, da Sociedade Britânica de Medicina Sexual, é importante que o spray seja dado apenas para mulheres que tenham sido avaliadas profundamente.

"Isso não deve ser visto como uma panacéia", disse.

"Se uma mulhere usa esse spray quando sua baixa libido não está relacionada aos níveis de testosterona, isso pode acarretar problemas ainda maiores para o seu relacionamento."

Hackett também mencionou que altos níveis de testosterona estão ligados a crescimento de barba, acne e aumento de oleosidade da pele.


BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2774/visualizar/