Homenews - homenews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 11:53

    Imprimir


________________________________________________________________


Um estudo feito por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, sugere que ouvir uma notícia chocante inesperada pode provocar em uma pessoa sintomas semelhantes aos de um ataque cardíaco - dores no peito, fluído nos pulmões, dificuldade de respirar e colapso cardíaco.

A pesquisa, publicada no New England Journal of Medicine, sugere que a má notícia pode levar a um aumento de adrenalina na circulação, e de outros hormônios ligados ao estresse, fazendo com que o coração fique "atordoado".

Segundo os cientistas, excesso de hormônios do estresse podem ser tóxicos para o coração.

Mas, de acordo os especialistas, os "corações partidos" podem ser "reparados" - o dano causado por estresse é temporário, freqüentemente durando apenas algumas semanas.

Os pesquisadores examinaram 19 pacientes que foram levados a hospitais com sintomas semelhantes aos de um ataque cardíaco.

Quando esses pacientes, predominantemente mulheres, foram examinados, constatou-se que não tinham nenhum bloqueio nas artérias que levam sangue ao coração ou outros sinais clínicos de ataque cardíaco.

Mas a concentração de hormônios produzidos com o estresse era de sete e 34 vezes maior do que a encontrada em um grupo de sete pacientes que sofreram ataque cardíaco.

Os pacientes estressados também apresentaram níveis mais altos do que os normais de um hormônio do coração chamado peptídeo natriurético cerebral, que indica que o coração está trabalhando com mais intensidade do que deveria normalmente.






BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2775/visualizar/