Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 11:39

    Imprimir


________________________________________________________________



A Fifa vai testar uma bola computadorizada durante o Campeonato Mundial sub-17 que será realizado no Peru, em setembro.

A decisão foi tomada neste sábado durante a reunião anual da International Board realizada no País de Gales, após a apresentação do sistema elaborado pela marca de produtos esportivos Adidas.

O sistema consiste em um microprocessador instalado na bola que poderá fornecer ao juiz informações precisas do local exato de onde estava a bola, tirando dúvidas se um lance foi realmente gol ou não, por exemplo.

A nova tecnologia, segundo a Adidas, pode revolucionar o sistema de arbitragem atual, já que os árbitros vão poder ser avisados diretamente por um sinal quando a bola cruzar a linha do gol, evitando assim dúvidas.

Teste

A bola foi testada durante uma partida entre titulares e reservas da equipe do Nuremberg, da Alemanha, na última quarta-feira.

O sistema está sendo desenvolvido pela Adidas em parceria com o Instituto Fraunhofer e a companhia Cairos Technologies.

Apesar dos testes, a Adidas acredita que o sistema possivelmente não vai estar disponível para ser utilizado durante a Copa do Mundo de 2006.

Vários outros pontos foram discutidos durante a reunião da International Board. Um dos assuntos que estava em pauta era a possibilidade da mudança da lei do impedimento.

Segundo a proposta, o jogador passaria a estar impedido somente quando estivesse dentro da grande área. A proposta, no entanto, foi retirada de pauta antes mesmo da reunião.

Para que uma proposta fosse aprovada eram necessários seis dos oito votos dos integrantes da comitê formado por quatro representantes da Fifa, um da Inglaterra, um do País de Gales, um da Irlanda e um da Escócia.





BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2826/visualizar/