Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 15 de Março de 2005 às 09:09

    Imprimir


________________________________________________________________



Um adaptador especial que ajuda pessoas com tremores nas mãos a controlar o mouse do computador mais facilmente foi desenvolvido pela IBM.
O aparelho usa uma tecnologia similar à da steady cam, encontrada em filmadoras de vídeo, para filtrar tremores da mão.

Pessoas com tremores têm dificuldades em desempenhar tarefas simples em computadores com mouses convencionais por causa do movimento errático do cursor na tela.

"Usar um computador é extremamente difícil para pessoas com tremores. Ficamos satisfeitos ao saber que esse tecnologia foi desenvolvida para esse problema", disse Karen Walsh, da Fundação Nacional do Tremor da Grã-Bretanha.

Idosos

O mal de Parkinson é a doença mais associada com tremores, mas eles também podem ser causados por uma doença chamada tremor essencial.

Em geral, os tremores afetam pessoas mais velhas, mas ele pode ser encontrado em todas as faixas etárias. O tremor essencial, por exemplo, é genético, e pode afetar pessoas desde a infância e por toda a sua vida.

O adaptador de mouse foi uma criação do pesquisador da IBM Jim Levine, que desenvolveu o protótipo depois de ver seu tio, portador do mal de Parkinson, ter dificuldades para usar o computador.

"O número de pessoas mais velhas que usam computadores vai aumentar, já que a população está envelhecendo, ao mesmo tempo em que cresce a necessidade de acesso a computadores", disse.

Tudo o que usuários de computadores têm a fazer é ligar o aparelho a seus PCs, e ele pode ser ajustado aos níveis de tremores.

O adaptador consegue reconhecer múltiplos cliques causados por uma mão instável.

A IBM disse que vai se associar com uma pequena empresa britânica, a Montrose Secam, para produzir o aparelho, que vai custar cerca de 70 libras (o equivalente a R$ 367).

James Cosgrave, um dos diretores da empresa, disse que o aparelho fará uma grande diferença para quem tem tremores.

"Eu sou piloto, e meus tremores não limitaram minha capacidade de pilotar um avião."

"Mas usar um computador é quase impossível porque tudo depende de se usar um mouse com precisão", afirmou.

Ele disse que o protótipo do aparelho mudou sua vida.



BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2860/visualizar/