Homenews - homenews.com.br
Saúde
Quarta - 16 de Março de 2005 às 11:03

    Imprimir


________________________________________________________________



HomeNews

A vitamina E pode ser nociva quando tomada em grandes doses, alertaram cientistas nesta terça-feira em um artigo do conceituado jornal médico da Associação Médica Americana.

Cientistas fizeram um estudo durante sete anos com milhares de pacientes que sofriam de doenças cardíacas e diabetes e descobriram que os suplementos de vitamina E não apenas não evitam ataques cardíacos e câncer, como também podem aumentar os riscos de parada cardíaca.

"Em conjunção com sua falta de eficiência, o potencial nocivo sugerido por nossas descobertas apóia fortemente a tese de que os suplementos de vitamina E não devem ser usados em pacientes com doença vascular ou diabetes", destacou a chefe da equipe de cientistas, dra. Eva Lonn, do Instituto de Pesquisas de Saúde Humana da Universidade McMaster em Hamilton, Canadá.

O estudo se baseou no acompanhamento de 9,541 mil pacientes por volta dos 55 anos em 267 centros de pesquisa da América do Norte e da Europa. Todos os pacientes tinham doença vascular ou diabetes. Alguns receberam um placebo e outros, uma dose diária de 400 IU de vitamina E. O estudo inicial durou apenas cinco anos. Nos dois anos seguintes, 3,994 mil pacientes continuaram o estudo e 730 concordaram em seguir com um acompanhamento.

Estudos anteriores de epidemiologia e biologia experimental sugeriram que os antioxidantes como a vitamina E evitariam danos celulares e o desenvolvimento de células cancerosas, bem como reduziriam o acúmulo de colesterol nas artérias.

"Este relatório efetivamente fecha a porta para a idéia de um grande efeito protetor com a exposição a longo prazo a este suplemento", destacaram os doutores B. Greg Brown e John Crowley, em um editorial que acompanha o artigo. Segundo eles, este estudo mostra ainda que a febre dos antioxidantes observada nos anos 90 - quando se tornou popular o uso de vitaminas E e C e suplementos de betacaroteno para bloquear o câncer e ataques cardíacos - na verdade não traz benefícios reais às pessoas.



Com agências internacionais




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2867/visualizar/