Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 05 de Abril de 2005 às 12:50

    Imprimir


________________________________________________________________



Cientistas norte-americanos desenvolveram um olho biônico que deve permitir que pessoas cegas voltem a enxergar o suficiente para reconhecerem formas.

Trata-se de um chip de computador localizado atrás do globo ocular conectado a uma mini câmera de vídeo instalada nos óculos usados por elas.

As imagens capturadas pela câmera são transmitidas ao chip que os transforma em impulsos que podem ser interpretados pelo cérebro.

O mecanismo foi criado pelo professor Gislin Dagnelie, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.

Nitidez

Ele diz que testes em humanos vão ter início dentro de um ano.

Embora as imagens produzidas pelo olho biônico estejam longe da perfeição, Hopkins diz que elas são nítidas o suficiente para permitir que pessoas cegas possam se locomover.

A descoberta deve beneficiar pacientes vítimas da causa mais comum de cegueira, a degeneração macular, que inclui alterações físicas da área central da retina.

O implante artificial estimula as células saudáveis do olho.

Rostos

"O olho artificial contém pequenos eletrodos. Se você estimula um único deles, a pessoa enxerga um ponto de luz", diz ele.

Já foram testados implantes contendo um número pequeno de eletrodos, mas a versão final do olho biônico deve conter de 50 a 100 deles para a formação de uma imagem.

“Esperamos que ele seja suficiente para que uma pessoa possa caminhar por um edifício, localizar portas e janelas, evitando obstáculos, por exemplo."

"Para nós, as imagens parecem muito básicas, mas para alguém previamente cego, elas são um grande progresso."

Dagnelie reconhece que ainda resta muito trabalho a ser feito para aperfeiçoar a invenção, e que “enxergar rostos deve ser um desafio".

Ele disse que talvez seja apropriado treinar as pessoas para interpretarem as imagens geradas.




BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2896/visualizar/