Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 17 de Maio de 2005 às 11:31

    Imprimir


________________________________________________________________



O Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será inaugurado nesta terça-feira (17/5), às 14h, com dois telescópios de 25 centímetros de diâmetro, para pesquisas e atendimento ao público.

Os equipamentos permitem observar, por exemplo, crateras e montanhas na Lua, os anéis de Saturno e as calotas polares em Marte, além de cometas, estrelas, aglomerados, nebulosas e galáxias próximas.

O observatório está localizado ao lado do Planetário da UFSC e conta com uma câmera fotográfica eletrônica, para produção de imagens astronômicas, e uma estação meteorológica. A construção do observatório contou com recursos da UFSC e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Segundo a UFSC, o observatório deverá permitir o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão coordenadas pelo Grupo de Astrofísica do Departamento de Física. O local abrigará projetos como o “De olho no céu de Floripa”, que há quatro anos é realizado pelo grupo. O projeto permite que qualquer pessoa interessada participe de sessões de observação astronômica, realizadas sempre às quartas-feiras.

O observatório também dará suporte ao desenvolvimento das pesquisas realizadas na universidade. Entre os trabalhos que são realizados estão estudos para desenvolvimento de telescópios robóticos. A robotização de telescópios permite que uma seqüência de observações seja executada de forma autônoma, sem a necessidade de um astrônomo para controlar o telescópio.

O projeto “De olho no céu de Floripa” é gratuito e começa ao escurecer, com duas horas de observações. O Grupo de Astrofísica também recebe visitas de escolas, na terça-feira à noite, com agendamento prévio. A idéia é que as visitas comecem no Planetário da UFSC e depois continuem no observatório. Para a visita de escolas, é necessário o agendamento prévio pelo telefone (48) 331-9241 ou pelo e-mail astro@astro.ufsc.br.




Agência FAPESP




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/2998/visualizar/