Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 11:06

    Imprimir


________________________________________________________________


Uma nova invenção promete ser um grande incentivo para as crianças fazerem atividade física - um par de tênis que controla o tempo de televisão que elas estão autorizadas a assistir.

O tênis - apelidado de "olho quadrado" - tem uma palmilha que registra a quantidade de exercícios feitos pela criança e a partir daí calcula a quanto tempo de televisão ela tem direito.

Inventado por uma estudante de desenho industrial da Universidade Brunel, em Londres, o calçado tem um pedômetro acoplado, que conta o número de passos dado pela criança.

Um botão então transmite esses dados para uma caixa acoplada à TV.

Menos ativo

A caixa, então, calcula o tempo de TV e, quando ele terminar, o aparelho desliga automaticamente.

"Hoje há um monte de programas e canais de TV para crianças. Há dez anos, as crianças se distraíam brincando com os amigos, agora, elas passam horas no quarto assistindo televisão", disse a criadora do tênis, Gillian Swan.

"O olho quadrado vai ajudar as crianças a incluir exercícios em sua rotina diária desde cedo", disse ela.

O olho quadrado "espera" que as meninas dêem pelo menos 12 mil passos por dia, e os meninos 15 mil - "o que deveria ser tarefa fácil para crianças ativas", disse Swan.

Dificuldade

O tênis recomenda que as crianças assistam somente duas horas de TV por dia, e pode servir como um alerta para os pais.

"Ele deve ressaltar estilos de vida sedentários e estimular mudanças de comportamento em toda a família", disse Paul Turnock, o diretor de desenho da Escola de Engenharia e Desenho da Brunel.

O protótipo do tênis vai ser exposto junto ao trabalho de outros graduandos da Escola de Engenharia e Desenho na semana que vem.

"O projeto é um excelente exemplo de (como se) inventar um conceito e criar um projeto perfeitamente cabível no futuro", disse Turnock.



BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3008/visualizar/