Homenews - homenews.com.br
Informática
Quinta - 24 de Outubro de 2002 às 08:42

    Imprimir


Um ataque incomum tirou do ar nove dos 13 servidores que cuidam do tráfego mundial da internet no início desta semana. A Casa Branca e o FBI estão investigando o caso que, de acordo com o site de notícias MSNBC, durou apenas uma hora e por isso não foi notado pela maioria dos usuários.

Um especialista da Casa Branca disse que o ataque começou por volta das 16h45 da segunda-feira (21) e classificou-o como o mais sofisticado ataque em larga escala feito contra máquinas cruciais na história da internet.

A invasão só não causou estragos maiores porque a maioria dos provedores de internet e grandes corporações normalmente armazenam, ou colocam em "cache", os diretórios de internet mais populares --isso melhora a performance dos servidores.

Steven Berry, porta-voz do centro de proteção à infra-estrutura nacional do FBI disse que o órgão "estava ciente dos ataques DoS e já estava tomando as devidas providências". A quantidade de dados enviados para os servidores era entre 30 e 40 vezes maior do que o normal.

Os ataques não afetaram a internet no Brasil, segundo informou a Embratel. De acordo com a operadora, os servidores foram rapidamente recompostos, não dando tempo de o problema chegar até aqui.

Os 13 servidores que controlam a rede mundial de computadores são distribuídos por diferentes regiões geográficas por precaução contra desastres físicos. As máquinas são operadas pelas agências do governos dos Estados Unidos, universidades, corporações e organizações privadas.

Em agosto de 2000, quatro dos 13 servidores saíram do ar por conta de falhas técnicas. Já em 1997, um problema mais sério aconteceu quando especialistas transferiram por engano uma lista de diretórios para sete servidores e não conseguiram consertar o problema. Uma grande parte da internet mundial ficou fora do ar por quase quatro horas.

Fonte: Folha




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/305/visualizar/