Homenews - homenews.com.br
Informática
Quarta - 29 de Junho de 2005 às 13:10

    Imprimir


______________________________________________________________


A fabricante de microprocessadores Intel está sendo processada pela Advanced Micro Devices (AMD) por práticas abusivas de mercado.

No processo, a AMD alega que a Intel pressionou 38 companhias, entre varejistas, atacadistas e fabricantes de computadores pessoais, a colocar em suas máquinas e vender os microprocessadores x86.

De acordo com a agência de notícias France Presse, a AMD acusa a Intel de ter usado incentivos financeiros de maneira imprópria para tornar mais atraente seus produtos e de ter ameaçado adotar retaliações contra as empresas se elas usassem ou vendessem processadores da AMD.

"Em todos os lugares do mundo, os consumidores merecem liberdade de escolha e os benefícios da inovação, que estão sendo roubados nos microprocessadores", disse o presidente da AMD, Hector Ruiz.

Dominação

A Intel não se manifestou sobre o processo.

A empresa domina as vendas globais de microprocessadores x86, usados em computadores que funcionam com os sistemas operacionais Windows, Linux e Solaris. Segundo a AMD, a Intel detém 80% das vendas e 90% da receita desse setor.

Pesquisa independente da empresa Mercury sobre o primeiro trimestre de 2005 concluiu que a Intel detém 82% do mercado de processadores de computador e a AMD, 17%.

De acordo com essa pesquisa, Transmeta e Via têm o restante do mercado, segundo informações do site The Register.











BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3077/visualizar/