Homenews - homenews.com.br
Arqueologia
Quinta - 29 de Setembro de 2005 às 11:33

    Imprimir


________________________________________________________________


Uma cidade maia produtora de uma fabulosa arte que intriga colecionadores há décadas, mas cuja verdadeira localização ainda era um mistério, foi identificada nas florestas do norte da Guatemala, disseram cientistas na terça-feira.

O local tem sido uma espécie de Santo Graal da arqueologia desde que uma extraordinária mostra de peças maias do período de 600 a 900 d.C. apareceu em museus e galerias dos EUA e da Europa nos anos 1970.

Arqueólogos encontraram agora uma escultura em ruínas conhecidas como La Corona, na Guatemala, que combina com as misteriosas peças, disse Salvador Lopez, chefe de monumentos históricos da Guatemala.

Pesquisadores internacionais suspeitavam que La Corona pudesse ser o local procurado e a recente descoberta não deixa dúvidas, segundo Lopez.

La Corona fica perto do parque nacional de Laguna del Tigre, uma área perigosa da Guatemala, onde cientistas trabalham lado a lado com traficantes de droga e madeireiros ilegais.

A região está sendo escavada por uma equipe internacional de especialistas que conta com membros da Universidade de Yale e da National Geographic Society.






Reuters




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3177/visualizar/