Homenews - homenews.com.br
Informática
Sexta - 09 de Agosto de 2002 às 09:37

    Imprimir


Investigadores da unidade de crimes ciberneticos da Nasa investigam o roubo de documentos militares sigilosos na Web envolvendo o projeto de novos veículos espaciais da agência. Os documentos - controlados duramente pelas International Trafficking in Arms Regulations (ITAR) - foram encontrados pela equipe do Computerworld americano com um hacker que alega ter obtido os documentos na América Latina.

De acordo com informações obtidas até o momento, um hacker conhecido pelo codinome Rafa - ex-membro da extinta gangue World of Hell Hacker - mandou mais de 43 MB de dados em arquivos para um site na Web, incluindo uma apresentação em PowerPoint com desenhos de engenharia.

Ainda não se sabe o quão secretas as informações são, mas especialistas federais informaram que o incidente pode ter conseqüências políticas e de segurança nacional.

Segundo Bob Jacobs, porta-voz da Nasa, as informações contêm dados militares secretos e deveriam estar guardadas em um banco de dados protegido. Os especialistas ainda não sabem especificamente o tamanho do perigo em questão e de que forma foi feito o roubo.

Para John Pescatore, analista do Gartner, a revelação desses documentos na Internet pode ser algo muito ruim principalmente porque pode representar apenas a ponta do iceberg. "Muitos documentos de distribuição limitada podem ser reunidos e revelarem informações sigilosas importantes", disse. Outro problema, segundo o analista, é a possibilidade de alguém alterar as informações e colocá-las de volta no lugar descoberto. "Muitas catástrofes podem ser cometidas nesse sentido", acrescentou.




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/32/visualizar/