Homenews - homenews.com.br
Saúde
Quinta - 17 de Novembro de 2005 às 15:17

    Imprimir


________________________________________________________________


Nossas mães já diziam há muito tempo que devíamos nos agasalhar bem para não ficar resfriados, mas poucos de nós acreditávamos. Agora uma pesquisa realizada no País de Gales mostra que elas estavam certas.

O estudo, realizado pelo Centro de Resfriado Comum da Universidade de Cardiff, foi publicado na edição desta segunda-feira da revista médica Family Practice.

Os cientistas dizem ter encontrado a primeira prova de que existe realmente uma ligação entre sentir frio e pegar um resfriado.

Os pesquisadores tomaram 180 voluntários e pediram a eles para passar 20 minutos com seus pés imersos em água gelada.

Após cinco dias, 29% deles tinham ficado resfriados, enquanto apenas 9% de um grupo de controle, cujos pés foram colocados em uma bacia vazia, ficaram resfriados.

Sem sintomas

“Quando o resfriado está circulando numa comunidade, muitas pessoas são levemente infectadas, mas não mostram sintomas”, disse o diretor do centro em Cardiff, Ronald Eccles.

“Se eles ficam com frio, isso causa uma contração pronunciada dos vasos sangüíneos no nariz e interrompe o fluxo de sangue quente que supre os glóbulos brancos que combatem infecções”, explica ele.

“Apesar de o sujeito acreditar ter ‘pego um resfriado’, o que aconteceu, na verdade, é que uma infecção dormente se desenvolveu.”

O Centro de Resfriado Comum da Universidade de Cardiff é o único centro mundial dedicado exclusivamente a pesquisar e testar novos remédios para o tratamento da gripe e do resfriado comum.




BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3257/visualizar/