Homenews - homenews.com.br
Saúde
Quinta - 19 de Janeiro de 2006 às 10:21

    Imprimir




________________________________________________________________



A STMicroelectronics planeja colocar à venda um chip descartável que é capaz de confirmar em prazo de uma hora qualquer caso de gripe aviária em seres humanos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18/01)pela empresa. O chip emprega uma amostra de sangue ou tecido da garganta ou mucosa nasal, que é lida por um sensor, para detectar o vírus.

"Se estiver disponível em tempo para a próxima temporada de gripe aviária, o produto representará um avanço substancial no caminho da rápida identificação do agente infeccioso, para limitar a difusão da doença e acelerar o tratamento do paciente", informou a STMicro em comunicado.

O grupo franco-italiano está desenvolvendo um teste que pode ser colocado à disposição dos fornecedores de serviços de saúde no final deste ano, em parceria com a Veredus Laboratories, uma empresa de Cingapura especializada em kits para diagnósticos.

A Veredus está desenvolvendo um aplicativo, baseado em tecnologia da STMicro, para identificar se o paciente porta alguma variante do H5N1 ou outros subtipos de vírus de gripe, em um teste único que poderá substituir a bateria de testes hoje empregados para detectar a doença.

O sistema de diagnóstico se baseia na plataforma "In-Check", da STMicroelectronics, que é descrita como um laboratório completo em um único chip.

As empresas, que não quiseram revelar detalhes sobre os preços, anunciaram que planejam direcionar o produto a áreas de alto retorno, como aeroportos e postos de controle de imigração, antes de procurar mercados mais convencionais como os hospitais.

Chua Chee Min, diretor executivo da Veredus, disse que a maioria dos testes simplificados têm precisão de apenas 80 a 90%, enquanto seu mais recente produto é 99 por cento preciso.





Reuters




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3283/visualizar/