Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 13:09

    Imprimir


________________________________________________________________


Cientistas da Universidade da Califórnia construiram um scanner de vinhos. A invenção promete ajudar consumidores na hora de escolherem um bom vinho e escaparem de uma roubada na hora de adquirir a bebida.

A tecnologia foi desenvolvida originalmente por Matt Augustine, um químico da Universidade. Mais tarde, o norte-americano Eugene Mulvihill comprou uma licença da escola para comercializá-la. Foram gastos US$ 50 mil no seu desenvolvimento, mas Mulvihill garante que a novidade é realmente eficaz.

O scanner consegue determinar a composição química do vinho sem que seja necessário abrir a garrafa da bebida. A tecnologia utilizada é a mesma ressonância magnética usada em scanners para fins médicos.

Se não for conservado adequadamente, o vinho pode se transformar em uma espécie de vinagre e colocar a perder um alto investimento. O scanner pode identificar os componentes químicos que tornam ruim o gosto do vinho, como o ácido acético e aldeídos ácidos. Eles absorvem as ondas magnéticas do aparelho em uma quantidade diferente da que seria caso a bebida estivesse em bom estado.

Ainda não há previsões sobre a utilização comercial do scanner.






Redação HomeNews




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3296/visualizar/