Homenews - homenews.com.br
Ciência
Segunda - 06 de Fevereiro de 2006 às 08:06

    Imprimir


________________________________________________________________


Os ratos são capazes de sentir cheiros de uma forma semelhante a como os nossos ouvidos conseguem ouvir em som estéreo, afirmam pesquisadores.

Especialistas da Índia descobriram que 90% dos neurônios no bulbo olfativo do cérebro dos roedores reagem de maneira diferente a cheiros vindo da esquerda ou da direita do local onde se encontra o animal.

Os detalhes do estudo foram publicados na última edição da revista Science.

Segundo a equipe da Universidade de Ciência Agrícola de Bangalore, os ratos testados precisaram aspirar duas vezes apenas para localizar com precisão a origem de um odor.

Para os ratos, "cada cheirada é um retrato perceptivamente completo do mundo olfativo, incluindo a identidade do odor e a sua localização em estéreo", escreveu Raghav Rajav e sua equipe de cientistas.

Os pesquisadores obrigaram os ratos de laboratório a enfiar o nariz dentro de buracos abertos em suas gaiolas para farejar odores borrifados a partir do lado esquerdo ou direito.

Quando o cheiro vinha da esquerda, o rato recebia água como recompensa ao lamber uma torneira à esquerda. O mesmo procedimento era feito para odores borrifados à direita.

Os ratos mostraram ter a habilidade de determinar de que direção vinha o cheiro em apenas 50 milésimos de segundo.

Os autores do estudo argumentam que o olfato em estéreo dos ratos proporciona uma vantagem evolutiva à espécie: eles conseguem encontrar comida ou perceber a presença de predadores de forma mais rápida e precisa.





BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3351/visualizar/