Homenews - homenews.com.br
Tecnologia
Segunda - 13 de Fevereiro de 2006 às 08:09

    Imprimir


________________________________________________________________


Cientistas argentinos desenvolveram um programa de computador que cálcula o tempo de exposição segura ao sol, sem riscos para a pele.

Batizado de UVARG, o software foi criado pelo Grupo de Energia Solar do Instituto de Física Rosario, na Argentina, pela Universidade de Innsbruck e pela Fundação Argentina de Câncer da Pele.

O chefe da equipe, doutor Rubén Piacentini, explicou que o usuário deve colocar o seu tipo de pele, o tipo de superfície onde ele se encontra (areia, água, cimento, etc), a hora do dia e o local onde está, para saber quanto tempo pode se expor e que tipo de protetor solar deve utilizar.

"O que o programa determina é o tempo máximo recomendado para de exposição à radiação ultravioleta, que afeta a pele em caso de exposição," disse Piacentini.

Adaptação

Por enquanto, o programa só calcula o tempo de exposição ao sol dentro da Argentina, mas Piacentini diz que é possível fazer o mesmo em qualquer país.

A equipe viajou por todo o país medindo os raios ultravioleta e a camada de ozônio em diferentes regiões e constatou que a camada de ozônio sobre a Argentina está estabilizada.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, todos os anos cerca de 132 mil novos casos de câncer de pele são diagnosticados em todo o mundo.

De acordo com os especialistas, quatro em cada cinco casos de câncer podem ser prevenidos com precauções como a exposição adequada ao sol.





BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3398/visualizar/