Homenews - homenews.com.br
Saúde
Segunda - 06 de Março de 2006 às 09:36

    Imprimir


________________________________________________________________


Cientistas da República Tcheca desenvolveram uma vacina que pode ajudar a prevenir infecções de ouvido em crianças pequenas.

Também conhecida como otite, a infecção pode ser muito dolorosa e, muito raramente, pode provocar danos de longo prazo.

Segundo a revista médica The Lancet, a vacina é efetiva contra duas bactérias, streptococcus pneumoniae e haemophilus influenzae.

Especialistas britânicos manifestaram preocupação com a vacinação de crianças contra o que geralmente é uma infecção branda.

Redução

A vacina testada contém proteínas derivadas das duas bactérias.

Cerca de 5 mil bebês com idade entre três e 15 meses receberam essa vacina ou outra contra hepatite A.

Eles foram acompanhados pelos pesquisadores até os 2 anos, e foi constatado que 333 crianças que foram vacinadas tiveram infecção leve de ouvido, comparados a 499 no grupo de controle.

"Constatamos uma redução de cerca de um terço no número de casos de otite aguda confirmados por especialistas", disse Roman Prymula, da Universidade de Defesa em Hradec Kralove, que liderou a pesquisa.

Os pesquisadores dizem que os resultados são importantes porque as duas batérias são causas significativas de infecções no baixo trato respiratório.

Já Antony Tucker, especialista em ouvidos, nariz e garganta no Bradford Royal Infirmary, na Grã-Bretanha, disse: "A sugestão aqui é dar vacina contra algo que não é uma doença que põe a vida em risco".

Segundo ele, há questões também sobre os custos de imunização de todas as crianças contra uma infecção de curto prazo, normalmente amena.

"Além disso, só uma parcela das infecções de ouvido são causadas por bactéria e só algumas dessas por estas bactérias."






BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3474/visualizar/