Homenews - homenews.com.br
Saúde
Terça - 07 de Março de 2006 às 08:05

    Imprimir


________________________________________________________________


O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (06/03) que foi autorizado, pelo governo federal, a importar vacinas, dos EUA, para combater a gripe aviária. A medida parece ser provisória, já que, em São Paulo, começou a produção da vacina brasileira.

A idéia é prevenir o país para eventuais casos de gripe aviária que podem aparecer com chegada de aves infectadas, quando o Brasil receber espécies migratórias, no segundo semestre deste ano.

O lote importado conta com 9 milhões de tratamentos completos do medicamento Oseltamivir. A reserva servirá para situações como uma possível pandemia, e pode atender até 5% da população brasileira.

Em São Paulo, o Instituto Butantan começou a produção da vacina nacional. A estimativa é que até o fim do ano terá 20 mil doses. Uma nova fábrica, construída com repasse de verbas do Ministerio da Saúde, deve incrementar a produção para o próximo ano. Em 2007, o governo espera que o Instituto entregue 44 milhões de doses.

Até o momento, nenhum caso de gripe aviária foi registrado na América do Sul. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que 17 países já registraram casos da doença. Ao todo, 175 pessoas foram infectadas com o vírus e 95 morreram.




HomeNews com Agência Brasil




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3479/visualizar/