Homenews - homenews.com.br
Saúde
Quinta - 09 de Março de 2006 às 08:51

    Imprimir


________________________________________________________________


Um homem de 50 anos que possuía genitália feminina, passou por uma cirurgia e tratamento com hormônios para readequação de sexo em São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo, para que fosse construído um pênis e um testículo em seu corpo.

A técnica denominada transgenitalização de disforia de gênero (readequação ou mudança de sexo), é usada com maior freqüência em casos onde homens que tenham mente feminina queiram retirar o órgão sexual masculino. Ou seja, quando um homem sente-se como mulher e opta por retirar o Pênis.

O paciente, que não teve sua identidade revelada, é casado. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, ele tinha código genético de homem, mas, quando nasceu, a genitália era indiferenciada. Em sua mente, considerava-se homem.

Para se submeter à cirurgia, o paciente passou por tratamento médico e psicológico durante três anos.

A cirurgia

A cirurgia foi feita na última segunda-feira (6/03), no Hospital de Base de São José do Rio Preto, pelo médico urologista Carlos Cury.

No procedimento realizado, o clitóris, que tinha se submetido aos efeitos do hormônio, foi exteriorizado (puxado para fora, alongando-se), proporcionando o surgimento de um pênis de 11 cm, informou o cirurgião. "Na região dos grandes lábios, colocamos duas próteses de testículo, para que a região tenha o formato de um saco escrotal".

Segundo o médico, a vida sexual do paciente após a cirurgia, realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), será normal.




Redaçaõ HomeNews




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3488/visualizar/