Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 14 de Março de 2006 às 08:56

    Imprimir


________________________________________________________________


Uma equipe de astrônomos da Universidade de Ohio descobriu uma 'Super Terra' em um sistema solar a 9 mil anos-luz do nosso planeta. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela revista Astrophysical Journal Letters.

O planeta é formado por rochas e materiais similares ao nosso e pesa 13 vezes mais que a Terra. Sua temperatura média é de aproximadamente 200ºC abaixo de zero, o que o transforma num dos lugares mais frios descobertos até agora fora do Sistema Solar.

O corpo celeste, que tem a massa de Netuno, viaja na órbita de uma estrela duas vezes maior que o nosso Sol.

Os astrônomos detectaram o planeta no ano passado, mediante um sistema chamado Ogle, sigla em inglês para Experimento de Lente Óptico-Gravitacional, que analisa as mudanças na luz proveniente de estrelas distantes.

Esse método se aplica quando uma estrela passa na frente de outro corpo e a enorme força gravitacional atua como uma lente, aumentando a luz da estrela mais distante. Vista dos observatórios da Terra, a estrela que está por trás dessa luz parece muito maior e vai desaparecendo à medida que esse outro corpo se afasta dela.

Segundo Andrew Gould, diretor do projeto, esta é a primeira vez que se detecta uma estrela similar, "porque não tínhamos os meios de encontrá-la".

Porém, o cientista observou que grandes planetas gélidos são bastante comuns. "Cerca de 35% das estrelas têm planetas assim", explicou.

Nos últimos anos, os astrônomos descobriram em torno de 170 planetas extra-solares. A maioria é de gigantes gasosos como Júpiter.





Redação HomeNews com EFE




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3509/visualizar/