Homenews - homenews.com.br
Ciência
Sexta - 01 de Novembro de 2002 às 09:31

    Imprimir


Tóquio (Reuters) - Acender um cigarro nas ruas de Tóquio ficou mais perigoso para o bolso do que para a saúde a partir de hoje, quando o primeiro japonês azarado foi multado por fumar em uma área da cidade.

Fumar na rua foi proibido em algumas partes do centro de Tóquio há um mês, mas o sistema de multas -acima de US$ 163 por múltiplas violações- começou a vigorar a partir de 1º de novembro.

As oficiais da patrulha do cigarro já haviam multado 13 pessoas por fumar ou jogar bitucas de cigarro nas ruas, disse uma autoridade.

Uma mulher autuada no início da manhã disse aos oficiais: "Vocês assumirão as responsabilidades se eu me atrasar para o trabalho?" Tudo o que devo fazer é pagar, certo?", perguntou, segundo a agência de notícias Kyodo.

Irritada, ela então jogou o dinheiro na rua e saiu andando, fazendo com que os oficiais corressem atrás dela e a fizessem voltar.

As regras, raras em um país onde cerca de 31% dos adultos fumam e aproximadamente a metade dos homens é fumante, foram introduzidas para ajudar a manter a área livre de sujeira e diminuir à metade o número de incidentes em que pessoas são queimadas por pedestres fumantes.

Um outro homem pagou a multa no local e disse, de acordo com a agência: "Sabia que as multas começariam hoje, mas pensei que nessa área estava tudo bem (fumar)."




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/351/visualizar/