Homenews - homenews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Março de 2006 às 09:18

    Imprimir


________________________________________________________________


A ligação entre o uso de antibióticos e asma na infância é mais uma vez afirmada por dois novos estudos. Um deles, realizado no Canadá com 12.082 crianças, sugere que o uso de antibióticos antes de completar um ano de idade dobra as chances de uma criança ter asma.

Nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que o uso de antibióticos mais de uma vez antes de um ano aumenta ainda mais o risco de ter asma.

Estudos anteriores levantaram a possiblidade de que os antibióticos podem afetar o funcionamento do sistema imunológico, por matarem as bactérias benéficas do intestino e poderem afetar a forma com que o organismo lida com doenças.

Infecções

Carlo Marra, que chefiou o estudo da universidade canadense de British Columbia, em Vancouver, diz que "o uso de antibióticos em crianças mostra um aumento da incidência em asma na infância".

"Apesar da natureza da causa entre a ligação de antibióticos e asma ainda não ser clara, os nossos resultados mostram que o tratamento com pelo menos um antibiótico na infância parece estar associado ao de asma entre as crianças", afirma Marra.

A equipe canadense analisou sete outros estudos comparando a exposição aos antibióticos à não exposição no primeiro ano de idade.

Em um universo de mais de 12 mil crianças, 1.817 tiveram asma.

Os pesquisadores também compararam cinco estudos com um total de 27.167 crianças para analisar a dosagem. Eles descobriram que, para cada vez que elas recebiam um tratamento com antibióticos durante o primeiro ano de vida, a chance de desenvolver asma aumentava em 1,16.

O co-autor do estudo, Fawziah Marra, disse que, apesar de antibióticos serem usados normalmente para combater infecções respiratórias e bronquite, nem toda criança precisa de antibióticos.

De acordo com Marra, "apesar da recomendação de que crianças com menos de dois anos recebam antibióticos para infecções de ouvido, a maioria das infecções respiratórias e de casos de bronquite são causadas por vírus, para os quais os antibióticos não funcionam".








BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3520/visualizar/