Homenews - homenews.com.br
Saúde
Segunda - 27 de Março de 2006 às 12:19

    Imprimir


________________________________________________________________


Cientistas da Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos criaram porcos transgênicos que produzem gorduras do tipo ômega 3, consideradas por muitos cientistas como benéficas para o sistema cardiovascular humano. O estudo foi publicado na revista médica Nature Biotechnology.

A equipe da Universidade de Pittsburgh diz acreditar que a descoberta tem o potencial de tornar o consumo de carne de porco mais saudável para o homem. Atualmente, a única forma dos seres humanos se beneficiarem do ômega 3 é através de suplementos alimentares ou ingerindo peixes como salmão, atum, cavala e anchova.

Divergência

"Podemos usar estes animais como modelos do que acontece com a saúde do coração quando aumentamos os níves de ômega 3 no corpo", diz o pesquisador Randy Prather, salientando que porcos e homens têm uma fisiologia semelhante. "Podemos ver como isso pode ajudar a função cardiovascular."

Além disso, diz o pesquisador, "por serem mais saudáveis eles podem viver mais e ser uma melhor opção para o consumo humano". Um grande estudo publicado na semana passada, entretanto, analisou 89 pesquisas que se concentraram na relação destas gorduras com doenças cardíacas, câncer e derrames e não encontrou provas de que as gorduras ofereciam proteção.

A análise publicada na revista especializada British Medical Journal examinou o impacto de gorduras ômega 3 em pacientes com doenças de coração crônicas e sugeriu que a gordura não teve nenhum papel na prevenção do retorno destas doenças.






BBC, em Londres




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3544/visualizar/