Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 04 de Abril de 2006 às 09:17

    Imprimir




________________________________________________________________


Na entrevita coletiva divulgada nesta segunda-feira, direto da Estação Espacial Internacional (ISS), Marcos Pontes mostrou-se sorridente e parecendo bem disposto, apesar do leve inchaço no rosto, observado por seu médico.

"O inchaço é normal, resultante da redistribuição dos líquidos corporais" que, devido à ausência de gravidade ou microgravidade, "causam um aumento de volume na parte superior do corpo", explicou Luís Cláudio Lutiis, médico responsável pelo astronauta.

O médico publicou, momentos após a transmissão, um boletim sobre o estado de saúde do astronauta, com base no contato telefônico mantido com ele na véspera do centro de controle, em Korolev.

"Ontem, às 23h30, mantivemos contato com Pontes. Nosso cosmonauta falou espontaneamente sobre sua adaptação à microgravidade. A anamnese - o questionário de rotina médica - confirmou que ele está muito bem", declarou o doutor Lutiis.

Participaram também da primeira coletiva concedida a bordo da ISS os integrantes das missões 12 e 13 da ISS, respectivamente comandante Bill McArthur e engenheiro de vôo Valery Tolkarev, e o comandante Pavel Vinogradov, além do engenheiro de vôo Jeffrey Williams.






AFP




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3616/visualizar/