Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 09:28

    Imprimir


________________________________________________________________


Nessa terça-feira (4/04), o médico brasileiro Luiz Cláudio Lutiis passou informações ao astronauta Marcos Pontes sobre os cuidados que ele precisará ter para a volta à Terra, no próximo sabado, dia 8. Segundo Lutiis, essas informações, que foram repassadas pelo comando médico, são bastante técnicas e particulares.

Ele explicou que em viagens curtas, como essa, os astronautas não costumam sentir muitas reações adversas quando chegam ao planeta. Quando são missões mais demoradas são observadas diversas reações à diferença de gravidade, entre elas o aparecimento de osteoporose e a perda temporária de equilíbrio.

Para preservar a saúde dos tripulantes, os centros médicos determinam um período pós vôo, chamado de quarentena. “É o tempo que os astronautas demoram para se recuperar das adversidades do espaço. Eles ficam internados numa espécie de clinica de repouso”, explicou. Marcos Pontes deve levar de uma a duas semanas para se recuperar.

Boletim médico – O último boletim médico divulgado pelo Dr. Lutiis mostrou que Marcos Pontes está muito bem de saúde. “Como afirmou o próprio Marcos Pontes na última conversa. Eu estou 100% bem”, disse o astronauta.

A preocupação maior era com um inchaço no rosto, que ficou aparente, durante a coletiva organizada pela agência espacial orte-americana (Nasa). Segundo o médico brasileiro, esse inchaço é completamente comum em ambiente de microgravidade e não deixa nenhuma seqüela ao astronauta.

Próximos Passos – Hoje(5/04), Luiz Cláudio Luttis e a representante da Agência Espacial Brasileira, Loiva Lopes Calderan, deverão ir à Cidade das Estrelas (40km de Moscou) para checar as instalações onde Marcos Pontes ficará de quarentena. Na quinta-feira (6), eles viajam para o Cazaquistão a fim de prepararem o resgate do astronauta brasileiro.





AEB




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3628/visualizar/