Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 11 de Abril de 2006 às 11:19

    Imprimir


________________________________________________________________


Uma nave montada no foguete de um satélite será lançada em 2008 para o pólo sul lunar, com o objetivo de procurar água que possa servir de combustível nas missões do futuro, anunciou nesta segunda-feira a Nasa.
A pequena nave viajará junto com o satélite "Lunar Reconnaissance Orbiter" (LRO) em um foguete que será lançado no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Ao chegar à Lua de forma independente ao LRO, a nave se dividirá em duas partes.

A parte superior colidirá sobre uma cratera na região do pólo sul lunar e, em seguida, os instrumentos da parte inferior analisarão a nuvem que a explosão levantará para determinar a existência de água e de outros compostos.

Segundo Daniel Andrews, engenheiro do Centro Ames de Pesquisas da Nasa, "isto dá à agência espacial uma excelente oportunidade de responder à pergunta sobre a água congelada na Lua".

Segundo Marvin Christensen, diretor do Programa de Prospecção Lunar Robótica e diretor-adjunto do Centro de Pesquisas Ames, "se encontrarmos quantidades consideráveis ali, esta poderia ser usada pelos astronautas que visitarem a Lua para fabricar combustível de foguetes".

A missão faz parte dos preparativos já iniciados pela Nasa para seu retorno à Lua em virtude de um plano anunciado há dois anos pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que também contempla, em décadas futuras, a preparação de viagens tripulados à Marte.

Segundo informou a Nasa em comunicado, as primeiras missões ajudarão a determinar possíveis locais de aterrissagem e se existem recursos como oxigênio, hidrogênio e alguns metais.

"Estabelecer estações de pesquisas na Lua nos dará a experiência e a capacidade para nos estender em direção a Marte e além", disse Butler Hine, subdiretor do programa de robôs do Ames.





EFE




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3673/visualizar/