Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 11 de Abril de 2006 às 11:33

    Imprimir


________________________________________________________________


A nave européia Venus Express entrou hoje com sucesso na órbita do planeta mais próximo à Terra a fim de estudar sua misteriosa atmosfera e, principalmente, o efeito estufa.

Segundo informou hoje a Agência Espacial Européia (ESA) em seu centro de controle em Darmstadt (oeste da Alemanha), a manobra foi iniciada com o acionamento do motor principal da nave às 7h17 (4h17 de Brasília).

Após uma viagem de cinco meses e 400 milhões de quilômetros pelo Sistema Solar, após seu lançamento em 9 de novembro, a Venus Express alcançou seu objetivo.

Uma vez ligado o motor principal, os engenheiros da ESA giraram a Venus Express na direção contrária a Vênus a fim de começar a frear sua velocidade - de 30.000 Km/h naquele momento - em relação ao planeta para que a sonda pudesse ser capturada por sua gravidade.

As informações captadas pela Venus Express sobre a densa atmosfera do planeta podem contribuir para explicar a formação do efeito estufa na Terra.

A atmosfera de Vênus, o planeta mais quente do Sistema Solar, é composta principalmente de anidrido carbônico e ácido sulfúrico.

Todos os dados científicos captados pela Venus Express durante seus pelo menos 500 dias de missão serão reunidos, a partir de 2007, pelo Centro de Astronomia Espacial da ESA em Villafranca (Madri).





EFE




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3675/visualizar/