Homenews - homenews.com.br
Ciência
Quinta - 20 de Abril de 2006 às 11:05

    Imprimir


________________________________________________________________


O matemático brasileiro Ubiratan D’Ambrosio irá receber a medalha Felix Klein, atribuída pelo Comitê Internacional de Instrução Matemática (ICMI).

A medalha será entregue na próxima reunião da entidade, em julho de 2008, no México, e é uma das duas concedidas pela entidade para distinguir importantes contribuições à educação matemática.

“A distinção reconhece o papel de Ubiratan D’Ambrosio no desenvolvimento da educação matemática como um campo de pesquisa e de desenvolvimento em todo o mundo, em especial na América Latina. Ela também destaca seu papel pioneiro no desenvolvimento de perspectivas de pesquisas sensíveis aos contextos sociais, culturais e históricos em que se realizam o ensino e o aprendizado da matemática”, diz o anúncio da ICMI sobre a premiação.

D’Ambrosio é professor do Programa de Educação Matemática da PUC-SP e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. Fez sua graduação e doutorado em Matemática na USP, e pós-doutorado na Universidade Brown, nos Estados Unidos.

Esta não é a primeira medalha do matemático. Em 2001, ele recebeu a Medalha Kenneth O. May, da Comissão Internacional de História da Matemática.





Agência Fapesp




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3722/visualizar/