Homenews - homenews.com.br
Saúde
Quarta - 03 de Maio de 2006 às 10:19

    Imprimir


________________________________________________________________


Estudos científicos provam que 70% dos pacientes que sofrem de depressão apresentam um quadro de dor, as mais comuns são: dor nas costas ou no corpo todo. Este é um assunto sério que deve ser tratado com a máxima atenção.

Quem comenta o tema é a reumatologista e professora da Unifesp, Evelin Goldenberg. Em sua clínica há diversos casos que comprovam esta situação. “Vários pacientes procuram o médico com sintomas físicos de dor e o real diagnóstico é a depressão. Se esta não for adequadamente diagnosticada, o paciente não será tratado corretamente”, afirma a Dra Evelin.

Um paciente que apresenta quadro de dor pelo corpo todo pode apresentar sinais claros de uma depressão aguda, doença considerada grave e potencialmente fatal pela Organização Mundial de Saúde.

Os sinais físicos são vários, os mais comuns são: dores nas costas, cefaléia, fadiga, tontura, taquicardia e insônia. É importante lembrar que estudos de comportamento clínico já mostraram que 10% dos pacientes com depressão profunda podem cometer suicídio.

No campo psicológico o alerta é o mesmo. Se o paciente apresentar sinais de tristeza, angústia, queda da libido, choro fácil e desinteresse sexual ele é um sério candidato a mascarar uma depressão grave.

“É fundamental alertar a população sobre estes sintomas, pessoas com tais sintomas devem procurar ajuda médica”, finalizou a Dra. Evelin.




Redação HomeNews




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3750/visualizar/