Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Terça - 09 de Maio de 2006 às 11:14

    Imprimir


________________________________________________________________


Quatro experimentos científicos da Agência Espacial Européia (ESA) serão levados hoje ao espaço pelo foguete suborbital brasileiro VSB-30. O lançamento, que ocorrerá no campo de Esrange, próximo à cidade de Kiruna, na Suécia, estava previsto para ontem (8), mas foi adiado por causa dos fortes ventos registrados na madrugada.

Desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ligado ao Comando da Aeronáutica, o modelo tem 12,8 metros, pesa 2,6 toneladas e possui capacidade de transportar 407 quilos de carga útil. O uso do foguete VSB-30 na operação é resultado de um convênio firmado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Alemã (DLR/Moraba).

Treze engenheiros e técnicos do IAE acompanham esta segunda tentativa de lançamento. Os experimentos a serem testados pela ESA tratam da difusão laminar de chamas representativas de incêndios em ambiente de microgravidade, do desenvolvimento de um cristal líquido, da determinação de parâmetros fisiológicos de "euglena gracilis" e de mecanismos biológicos sensíveis à gravidade.






Agência Brasil




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3761/visualizar/