Homenews - homenews.com.br
Ciência
Quinta - 11 de Maio de 2006 às 11:56

    Imprimir


________________________________________________________________


Físico com doutorado em ciência quântica, Ken Bray, de Londres, na Iglaterra, utilizou diversas áreas do conhecimento para definir qual a melhor maneira de um jogador acertar um pênalti. Bray sugere que a bola seja mirada no ângulo superior do gol para haver uma probabilidade maior de acertar o chute.

Pode parecer óbvio, mas a sugestão do físico é baseada em pesquisas. "A ciência é importante para ganhar jogos", afirma Bray, autor de um livro sobre jogadores chamado "Como marcar pontos".

O pesquisador analisou jogos importantes dos últimos 50 anos e aplicou pesquisas em física, biologia, computação e psicologia nas partidas. Usando biomecânica para calcular o alcance absoluto do mergulho de um goleiro para tentar salvar um pênalti, Bray identificou uma área próxima aos ângulos superiores onde o defensor da bola não pode alcançar. Bray a chamou de "região insalvável", que corresponde de 28 e 30% da área total da goleira.

Ele aconselhou ainda aos goleiros para que se movam antes do chute porque, se eles esperarem, a bola estará na metade do percurso para o gol enquanto eles esperam.





Reuters




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3774/visualizar/