Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Sexta - 12 de Maio de 2006 às 10:00

    Imprimir


________________________________________________________________


O foguete brasileiro VSB-30 foi lançado com sucesso da base de Esrange, na Suécia, na manhã desta quinta-feira (11/05/06). A informação foi divulgada pelas equipes envolvidas na operação.

O foguete tem 12,8 m, pesa 2,6 toneladas e tem capacidade de transportar 407 kg de carga útil. Ele foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para atender ao Programa Microgravidade brasileiro. A máquina tem sido usada para pesquisas da Agência Espacial Européia (ESA).

O VSB-30 levou pesquisas de difusão laminar de chamas representativas de incêndios em ambiente de microgravidade, do desenvolvimento de um cristal líquido, da determinação de parâmetros fisiológicos do microorganismo euglena gracilis e de mecanismos biológicos sensíveis à gravidade.

Essa é a segunda vez que o VSB-30 decola. O primeiro vôo aconteceu no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em 2004. O próximo vôo - que deverá acontecer entre os meses de outubro e novembro - servirá para enviar novos experimentos brasileiros.






Redação HomeNews




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3781/visualizar/