Homenews - homenews.com.br
Ciência
Sexta - 12 de Maio de 2006 às 10:28

    Imprimir


________________________________________________________________


A partir desta sexta-feira, Santiago do Chile vai entrar em estado de pré-emergência ambiental, para proteger seus 6,2 milhões de habitantes do alto nível de poluição registrado há vários dias.

A Intendência Metropolitana proibiu o funcionamento de qualquer tipo de chaminé nas casas. Quase 80% dos carros com selo vermelho (não catalíticos) que circulam na cidade terão sua circulação restringida. Um número significativo dos que são equipados com conversor catalítico (selo verde) também vai sofrer restrições, entre 7h30 e 21h.

Além disso, 596 indústrias terão que paralisar suas atividades por 24 horas. As aulas de educação física nas escolas foram proibidas. Vias exclusivas foram reservadas para o transporte coletivo.

Os índices de qualidade do ar da Região Metropolitana foram piorados pelo fenômeno de inversão térmica. O ar mais quente, nas camadas superiores da atmosfera, e a ausência de vento nos meses de março a junho impedem a dispersão das partículas.

Santiago foi catalogada em 1998 como a oitava capital mais poluída do mundo, com um índice médio de 178,9 miligramas de partículas em suspensão por cada centímetro cúbico de ar, segundo a Organização Mundial de Saúde.







EFE




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3786/visualizar/