Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 10:46

    Imprimir


________________________________________________________________


Uma nave da Nasa que devia se acoplar a um satélite fora de uso se chocou contra seu objetivo devido a um problema de navegação, revelou a agência espacial norte-americana.

O comunicado da Nasa explica que a sua nave Dart (sigla de Demonstração de Tecnologia de Encontro Autônomo) não completou a missão e bateu no satélite em 15 de abril de 2005.

A nave estava executando todas as tarefas até o ponto em que o pessoal de controle na Terra detectou "anomalias em seu sistema de navegação", disse a Nasa.

Durante as operações de aproximação, a nave começou a utilizar mais combustível que o previsto. Aproximadamente 11 horas após o início da missão, ela esgotou o combustível e começou uma série de manobras para se afastar. Mas "tocou no satélite e o levou a uma órbita cerca de dois quilômetros mais alta".

"A percepção imprecisa da distância e da velocidade impediu a Dart de uma ação efetiva para impedir a colisão", afirmou a Nasa num resumo da investigação sobre o incidente.

O satélite de 800 quilos não foi danificado. Assim, como a Dart, ele está numa órbita baixa, que não representa perigo para outras naves, garantiu a Nasa.

Um dos objetivos da Dart era testar a possibilidade de naves robóticas para executar tarefas que hoje dependem de astronautas.






EFE




URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3796/visualizar/