Homenews - homenews.com.br
Astronomia
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 11:02

    Imprimir


____________________________________________________________


A sonda européia Mars Express obteve imagens da região marciana de Cydonia, conhecida como a famosa 'Cara de Marte', com uma câmera de alta resolução desvendando um mistério de 20 anos: a montanha na região realmente tem o formato de um rosto?

A resposta pode decepcionar aqueles que criaram teorias alienígenas para tentar explicar o evento. Entretanto, as imagens da Mars Express confirmam idéia de que montanha na região de Cydonia não se parece mesmo com um rosto.

As imagens foram feitas no dia 22 de julho, após várias tentativas fracassadas entre abril de 2004 e julho de 2006 devido à altitude, ao pó atmosférico e a nuvens.

A região de Cydonia é uma planície com vários montes que a nave norte-americana Viking 1 fotografou pela primeira vez em julho de 1976 e que gerou um grande número de teorias, já que mostrava uma região com a forma de um rosto humano.

Agora, trinta anos após a Nasa ( a agência espacial norte-americana) publicar as primeiras imagens, a ESA (agência espacial européia) fez suas próprias fotografias durante a órbita 3.253 sobre a região de Cydonia, com uma resolução de 13,7 metros por pixel.

Para o chefe científico da missão Mars Express, o espanhol Agustín Chicharro, as novas imagens da região
de Cydonia são verdadeiramente espetaculares já que mostram uma proximidade impressionante sobre uma região de grande interesse para os geólogos planetários.

Cydonia está localizada na região Arabia Terra e é uma das áreas de transição entre as terras altas do sul e as planícies do norte do Planeta Vermelho.




Redação HomeNews





URL Fonte: https://homenews.com.br/noticia/3847/visualizar/